Plantar Cenouras


A cenoura era um alimento base na dieta das populações europeias antes da introdução da batata e milho provenientes das descobertas do continente americano. Inicialmente era um tubérculo normalmente de cor branca muito semelhante ao nabo, mas devido a selecção e aperfeiçoamento de espécies, as mais usadas actualmente são de cor laranja (tipo Nantes) e podem ser cultivas durante todo o ano.



Em Inglês: Carrot
Nome Científico: Daucus carota

Plantar Cenouras

A cenoura é semeada directamente no campo no local definitivo e pode ser cultivada durante todo o ano.
Prepare o terreno tendo em mente que a parte que se aproveita é a raiz, assim escave a terra a uma profundidade pelo menos de um palmo, em seguida eleve o canteiro mais um palmo do chão. Proporcionando assim pelo menos dois palmos de terra fofa onde a raiz possa crescer sem obstáculos.

Semear cenouras
Semear Cenouras
Abra pequenos sulcos com 2 dedos de profundidade um palmo entre cada um e coloque as sementes de cenoura ao longo do sulco. Não se preocupe se as sementes ficarem muito juntas. Tape os sulcos e caso seja altura de muito calor coloque uma cobertura de palha ou fetos secos até as plantas despontarem. Esta cobertura evita que o calor extremo seque a parte superficial da terra e forme uma crosta dura que impede o crescimento da planta.
Retire a cobertura de protecção após 2-3 semanas quando as plantas já tiverem despontado.

Rega das Cenouras

Regue de preferência de manhã com cuidado usando o regador com furinhos para evitar desenterrar as sementes. Caso seja altura de chuvas não é necessário regar, certifique-se apenas que a terra mantém alguma humidade.

Assim que a rama das cenouras atinja 4 dedos de altura controle a rega de forma a que mantenha a terra sempre um pouco húmida mas não encharcada.

Mondar as Cenouras

Cenouras bebé
Mini Cenouras ou cenouras bebé.
Como foram plantadas de forma muito basta, é necessário retirar algumas plantas de modo a libertar algum espaço para não haver competição e permitir obter cenouras de tamanho grande.

Pode mondar as cenouras logo que despontem ou esperar um pouco e aproveitar as mini cenouras muito saborosas. Assim que a rama atinja 4-5 dedos de altura retire as plantas que nasceram muito juntas de modo a obter um espaçamento de 4 dedos entre cada cenoura.

Tratamento das Cenouras

Ao semear em carreiros de um palmo de distancia, consegue espaço suficiente para retirar as ervas daninhas que crescem entre cada carreiro com uma sachola ou um sacho muito facilmente. Deixe as cenouras crescer um pouco antes de retirar as ervas daninhas para evitar danificar as plantas durante o processo.

Ao regar de manhã permite que as cenouras não passem a noite encharcadas evitando assim fungos e eventuais pragas de insectos. Caso estas ocorram pulverize com água e sabão macaco. Esfregue um pouco de sabão macaco nas mãos molhadas até ensaboar uma boa quantidade e aproveite a água (que deve ficar turva, quase leite) para tratar as pragas de insectos.

No caso de toupeiras, pode comprar as armadilhas de toupeiras nas feiras locais, drogarias ou em alguns hortos.

Existem também umas minhocas amarelas que andam debaixo da terra e comem as raízes. Infelizmente nunca soube como tratar destas por isso vou removendo manualmente conforme as encontro enquanto escavo.

Semear cenouras
Armazenar cenouras

Colher Cenouras

Normalmente a colheita da cenoura pode ser efectuada ao fim de 3 meses de serem semeadas. Basta ir arrancando conforme necessita. Mesmo depois de crescida, a cenoura ainda aguenta algum tempo na terra antes de começar a ficar demasiado dura.

Armazenar Cenouras

Apesar de não ser uma prática corrente, pode armazenar as cenouras da mesma forma que as batatas num local escuro e seco colocando alguma terra seca para evitar que as cenouras se toquem e para retirar eventuais humidades. Desta forma consegue aguentar as cenouras pelo menos durante meio ano.
Pode também cozer (cortadas ou inteiras) e congelar em porções individuais prontas a usadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário