Adubo Verde


O adubo verde consiste no aproveitamento de características de certas plantas para captar o azoto ou nitrogénio da atmosfera e fixa-lo no solo. O nitrogénio é o principal componente da maioria dos fertilizantes industriais. Durante o Inverno a horta fica normalmente ao abandono à espera da primavera para receber os primeiros mimos. Seria ideal uma cultura de inverno capaz de adubar, travar o crescimento de ervas daninhas e de captar os nutrientes das camadas mais profundas do terreno.

Em Inglês: Green manure

O adubo na horta

As hortas são cultivadas intensivamente, durante um ano conseguem manter várias culturas no mesmo local umas seguidas das outras. Em cada colheita a terra fica um pouco mais pobre e por isso é necessário compensar a terra com nutrientes ou deixa-la repousar. Ao utilizar adubos verdes conseguimos reduzir a necessidade de adubos industriais e manter a horta produtiva. A altura ideal para produção de adubos verdes é durante o Inverno pois não há muitos cultivos activos.

Fixação do Azoto

O Azoto ou Nitrogénio (mesma coisa, símbolo químico N) são o componente principal dos adubos industriais. De modo a obter boas colheitas é necessário manter uma concentração saudável de azoto na terra e a forma mais consciente e económica de conseguir fixar azoto na terra é através da utilização de certas plantas que têm a capacidade de captar o azoto da atmosfera e fixa-lo no solo.
De facto, algumas plantas quanto mais crescem mais adubo depositam na terra, nomeadamente as leguminosas, que para além de serem um óptimo adubo também têm a vantagem de crescer durante o Inverno e de abrandar o crescimento das ervas daninhas.

Tabela com a quantidade de azoto fixado por várias plantas:

Legume Azoto derivado do Ar (%) Azoto Fixado Simbolicamente (g/m2)
Alfalfa 80 29,92
Trevo 90 24,99
Favas 90 29,26
Ervilhas 80 19,95
Lentilhas 80 15,01
Soja 50 15,01
Grão de Bico 70 12,1
Feijão 50 6,94

Para ter uma ideia uma mão cheia de bolinhas de "adubo 30/30/30" corresponde a cerca de 25g.

Raiz de Fava com nódulos.

Produzir adubo verde

A melhor forma para produzir adubo verde e incorporar azoto na terra é plantar umas das plantas do quadro e assim que estas atingirem a maturidade cortar e enterrar de modo a fixar também o azoto contido da planta. A maior concentração de azoto está contida em pequenos nódulos que se formam na raiz. Estes nódulos contêm bactérias que formam uma simbiose com a planta e ajudam a produzir alimento para a planta que os alimenta.

Caso use a alfafa ou o trevo tenha em mente que são espécies infestantes e por isso convém cortar antes de formar sementes.

5 comentários:

  1. É pena ninguém falar sobre o TREMOÇO,que julgo ser uma leguminosa e o tremoço bravo quando dá a flor é um óptimo aduboverde..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim, informaram-me no grémio do meu concelho que devia semear tremoço bravo! Semeei e agora estou à espera que mal dê a flor, vou passar com a fresa e mergulhá-la no interior da terra! Um abraço amigo... Tem toda razão.

      Eliminar
    2. Olá, será que me podem dizer onde posso comprar sementes de tremoço bravo?

      Eliminar
    3. bom dia Raquel,

      Eu encontrei www.germisem.com

      Tel.238 602 842

      Telm. 961 582 481

      (Dias utéis 08h30m -12h30m / 13h30m -17h30m)


      Eliminar
  2. Em que altura, é que o tremoço bravo começa a dar flor?

    ResponderEliminar