Plantar Tomates


Plantar Tomates

O tomate é um fruto originário do continente sul-Americano. Foi introduzido na Europa pelos Espanhóis como uma curiosidade e pela beleza dos frutos já que se desconhecia todo o seu potencial gastronómico. Devido aos frutos grandes e vermelhos pensava-se mesmo que seriam venenosos, é conhecido o caso de um Inglês que juntava multidões nas feiras para o verem a comer tomates como se trata-se de uma verdadeira façanha.
Apesar de ser um fruto é usado na cozinha como um vegetal e por isso está arquivado nesta categoria aqui no blog.


Em Inglês: Tomato
Nome Científico: Solanum lycopersicum

Tipos de tomates


Existem tomates de variados tamanhos e cores desde amarelo a laranja e até mesmo pretos. Os mais usados são os vermelhos e estas são as pricipais variedades.
Plantar Tomates - Coração de Boi
Coração de Boi

Tomate Coração de Boi: Tomate muito grande e de forma irregular. Planta de alto rendimento demora
cerca de 70 a 90 dias para produzir os primeiros tomates. O tomate coração de boi por vezes cresce tanto que é necessário segurar o caule para não partir.

Plantar Tomates - Tomate Redondo
Tomate Redondo
Tomate Redondo: Tomate redondo de tamanho médio e de casca resistente, frequentemente encontrado no super-mercado já que cresce muito bem em estufa. A planta demora cerca de 70 a 80 dias a produzir os primeiros frutos.

Plantar Tomates - Tomate Chucha
Tomate Chucha
Tomate Chucha: Tomate de forma ovalada e de tamanho médio. Muito doce é ideal para secar ou para conservar. A planta gera os primeiros tomates após 70 dias.
Plantar Tomates - Tomate Cereja
Tomate Cereja

Tomate cereja: Tomate pequenino muito doce normalmente usado em saladas. A
planta demora cerca de 60 a 70 dias para gerar os primeiros frutos.


Semear Tomate


Plantar Tomates - Sementes
Tomates germinados com 8 dias
O tomate não resiste bem às geadas por isso deve ser iniciado em sementeira em local abrigado e quente entre Novembro e Março. Assim que as primeiras plantas comecem a brotar coloque num local bem iluminado. Regue por baixo e controle sempre a quantidade de água de modo a que seja toda absorvida em cada rega. O excesso de água pode causar asfixia radicular e atrasar ou destruir a germinação das sementes do tomate.
Encha as células to tabuleiro ou copinhos com terra de sementeira, coloque duas sementes e cubra com 1cm de terra fina peneirada.
Assim que os tomateiros atingirem os 10cm estão prontos a ser mudados para o campo. Caso o tempo ainda esteja frio deve atrasar a transplantação.

Plantar Tomate


Assim que terminarem as geadas e o tempo aqueça, entre Fevereiro e Abril é altura de colocar os tomateiros no campo. Caso seja uma zona ventosa ou com geadas tardias pode usar um garrafão de plástico com o fundo cortado para proteger os tomateiros.
Os tomates preferem solos bem estrumados ou compostados com boa drenagem e muita exposição solar. Evite zonas que no ano anterior tenham sido plantadas com batatas pois são competidores pelo mesmo tipo de nutrientes.
Plante os tomates em fileiras com 45cm entre plantas e 60cm entre fileiras. Lembre-se que os tomateiros dão muito rama e que mais tarde terão que ser estacados.
Regue abundantemente 2-3 vezes por semana sem encharcar a terra. Durante a altura da colheita aumente a periodicidade das regas.

Tratamento do Tomateiro


O tomateiro requer alguns cuidados de modo a obter tomates grandes e de boa qualidade.

Plantar Tomates - Capar Tomateiros
Capar o Tomate
Capar os tomates: Apesar do nome muito curioso, o processo é bastante simples. Assim que o tomateiro
 atingir 40cm de altura irá reparar que na zona onde os ramos se unem ao caule principal irão surgir rebentões mais pequenos. Assim que estes rebentões atinjam o comprimento de um dedo, corte-os. Permitindo assim que o tomateiro concentre toda a sua energia no que realmente importa.

Aparar os Tomateiros: Caso a planta atinja muita altura irá notar que os tomates serão cada vez mais pequenos. A solução é optar pela qualidade em vez da quantidade. O normal é manter o tomateiro apenas com 4 ramos com flores cortando todos os outros. Caso deseje pode deixar mais alguns mas lembre-se que quanto mais ramos, mais pequenos serão os tomates.

Estacar os Tomates: A planta do tomate não se sustenta sozinha pelo que terá que ser estacada e apoiada com fios à estaca. Este processo é especialmente importante em caso de ventos fortes que poderão partir a planta. Uma estaca com 1m e dois fios são suficientes para cada tomateiro.

Ervas Daninhas: Durante o primeiro mês no campo tenha atenção às ervas daninhas e remova-as frequentemente. Assim que o tomateiro comece a ganhar rama as ervas daninhas quase desaparecem pois ficam na sombra.

Pragas: Só muito raramente irá ter problemas com pragas e caso surjam nunca são com intesidade suficiente para destruir toda a colheita. Para reduzir o risco de pragas plante perto dos seus tomates alguns pés de manjericão. O odor libertado é um repelente natural dos insectos que atacam os tomates.

Colheita do Tomate


Pode colher das mais variadas formas. Maduros caso seja para uso na altura ou verdes para usar mais tarde. Com o tempo eles irão amadurecer. Com ou sem cálice, caso deseje que o tomate dure mais tempo após a colheita opte por manter o cálice.
Caso deseje secar o Tomate deixe a diminua a periodicidade da rega de modo a concentrar os açucares no fruto e reduzir um pouco a quantidade de água.

Tomates em vasos

Plantar tomates em vaso
Tomates em vaso

O tomateiro adapta-se bem a vasos. Deverá escolher um vaso com um mínimo de 5l e escolher um local abrigado do vento, muito iluminado e de preferência encostado a uma parede. O calor radiado pela parede irá aumentar a qualidade dos frutos. Durante as épocas de calor regue todos os dias para evitar que a raiz seque. Coloque a estaca precocemente para evitar danos na raiz mais tarde.

Conservar Tomates


Poderá secar ou fazer conservas de tomates para desfrutar da sua colheita durante todo o ano.

Secar Tomates: A variedade coração de boi não é muito boa para secar e o chucha é ideal. Corte o tomate a meio desde o cálice até à ponta. Disponha todas as metades com a polpa virada para cima num tabuleiro e polvilhe com sal fino a gosto. Coloque directamente ao sol quente de verão. Assim que o sol se ponha guarde em casa em local seco. Repita o processo todos os dias até ficarem completamente secos normalmente demora 3-5 dias dependendo da temperatura. Tenha em atenção que o mínimo de humidade durante o processo de secagem irá criar bolores mais tarde, por isso não se esqueça de guardar à noite ou em caso de chuva.
Pode também usar o forno a 50º com a porta ligeiramente aberta durante algumas horas.
Guarde os tomates secos num recipiente longe da luz em local seco ou coloque-os dentro dum frasco com azeite, malagueta e alecrim.

Plantar Tomates- Tomate seco ao sol
Tomate seco ao Sol
Conserva de tomates: Faça o molho a seu gosto com cebola, alho, manjericão, malagueta, sal e azeite. Passe na varinha mágica e deixe refugar bem para retirar o máximo de água possível. A consistência do molho deverá ser muito espessa.
Use frascos de vidro com tampa de metal ou frascos próprios para conservas. Ferva os frascos de vidro em água para esterilizar, encha com o molho ainda quente e no final polvilhe a superfície com um pouco de sal fino. Tape muito bem os frascos e coloque-os dentro de uma panela cobertos com água e deixe ferver 15-20min. Irá notar que se começam a libertar bolhinhas de ar muito pequenas, significa que o ar está a sair do frasco e a formar vácuo.
Guarde os frascos num local seco e escuro.

Congelar tomates: Pode congelar os tomates inteiros, basta lavar e colocar no congelador. Para descongelar coloque o tomate em água fria e retire a casca que sairá com muita facilidade.

17 comentários:

  1. Muito útil para mim os ensinamentos sobre "capar tomateiros", bem como a forma de evitar pragas com a plantação de manjericão! Obrigado!

    ResponderEliminar
  2. Comforme a imagem sugere Capar=Arrancar os filhotes (Os Espanhóis chamam "Chupons") . Devem-se arrancar os "Chupons" Um leigo na matéria disse-me que se deve voltar a cultivar na terra os "Chupons" , Quando o tomateiro crescer acima dos 30 cm , também deve-se arrancar as trés primeiras folhas para haver mais luz e irradicar as pragas no cale do tomateiro.

    ResponderEliminar
  3. Caro ogaspar, obrigado pela sua preciosa anotação. Confirmo que arrancar os primeiros caules (a contar do chão) protege o tomate de pragas.
    Este ano (2013) tive uma infestação fora do normal de piolho preto nos tomateiros. Bastou cortar 3 ou 4 caules junto ao chão e eles desapareceram em 3 dias.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Bom, parece que os meus tomates foram demasiado capados. Fiz conforme uma lavradeira me disse e cortei todas as folhas e rebentos excepto o oho e mais duas ou três. Os tomates cherry estão bons, mas tb, esses são tipo praga.... já os coração de boi.......devo ter 2 tomates......e com sorte!!!!!!! q devo fazer a partir de agora!!!!????

    OBRIGADA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. coloque mais adubo organico ou biofertilizante pulverizendo as folhas a cada 15 dias.

      Eliminar
  5. Olá,
    Irá notar que o tomateiro irá crescer bastante em altura. Ao cortar todas as folhas irá obter tomates maiores mas compromete a formação de novas flores numa segunda e terceira fase. Agora não há nada a fazer prepare-se com estacas grandes pois os tomates da segunda fase só irão crescer lá em cima e serão mais pequenos por estarem mais longe da raíz.

    Boa sorte.

    ResponderEliminar
  6. Em uma estufa de 50x 35, quantos pés de tomate consigo plantar e e quanto tempo devo estar colhendo?

    ResponderEliminar
  7. Como faço para parar o crescimento do tomateiro? Corto o topo? O tomateiro não seca?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pode cortar em cima, no opo, o pé não seca, ele vai encorpar.

      Eliminar
  8. Qual o tempo de vida de um pé de tomate? Li bastante sobre como plantar e cultivar mas na sobre o tempo de vida, não entendo muito e gostaria de começar a cultivar o cereja para consumo. Grata

    ResponderEliminar
  9. Danny, me dá uma luz, por favor...amooooo plantar tomates. Planto o pêra e cereja...eles estão lindos e estão brotando muitas flores. Ficava observando os cachos de flores e já contando os cachos de flores e já contando quantos tomateiros eu teria. Ocorre que várias dessas flores estão secando e caindo, o que tem me deixado arrasada. Cuido muito deles, adubo, rego, bato papo....rsrs. O que pode estar acontecendo? Tô muito triste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, estão caindo e secando porque precisan ser polinizadas. .. para isto basta dar uns petelecos(ou chacoalhar) nas flores quando abertas... boa sorte

      Eliminar
    2. Olá, estão caindo e secando porque precisan ser polinizadas. .. para isto basta dar uns petelecos(ou chacoalhar) nas flores quando abertas... boa sorte

      Eliminar
  10. Danny, me dá uma luz, por favor...amooooo plantar tomates. Planto o pêra e cereja...eles estão lindos e estão brotando muitas flores. Ficava observando os cachos de flores e já contando os cachos de flores e já contando quantos tomateiros eu teria. Ocorre que várias dessas flores estão secando e caindo, o que tem me deixado arrasada. Cuido muito deles, adubo, rego, bato papo....rsrs. O que pode estar acontecendo? Tô muito triste.

    ResponderEliminar
  11. Moro no litoral, tenho um mini horta e sei que deve haver cuidados diferenciados para o cultivo de tomates. Os meus secam antes de produzir. Estou atenta às dicas, se tiverem sugestões, aceito.

    ResponderEliminar
  12. Oi meu nome e Marcia eu plantei no meu jardim umas plantinhas de tomate retondo mas,so que nao estao crescendo ficam sempre no tamanho pequeno! alguem sabe me responder do porque!

    ResponderEliminar